Laços de amizade que valorizam a vida do mundo corporativo

No último mês de junho, na ocasião do Dia dos Namorados, falamos sobre os relacionamentos amorosos que acabam surgindo no ambiente corporativo. Nós levantamos esse debate aqui no blog, visto que muitas empresas proíbem esse tipo de relação, enquanto tantas outras permitem esses relacionamentos. Apesar do ditado “onde se ganha o pão não se come a carne”, isso é muito comum e pode acabar acontecendo. Afinal, passamos a maior parte do dia no escritório e uma atração pelo colega ou companheiro de setor pode acabar rolando.

Mas, antes de virar marido, esposa, namorido ou apenas um crush passageiro, resultado de confraternizações de final de ano, surgem também as verdadeiras amizades. Esses vínculos especiais entre pessoas com alguma coisa em comum podem durar a vida toda e se estender para muito além do ofício.

Pesquisas apontam que verdadeiras amizades têm grande impacto na rotina dos empregados. Segundo estudo do Business Insider, com jovens da Geração Y, a proximidade com parceiros de trabalho é considerada importante para 71% dos entrevistados.

Esse é um tema tão relevante que o Instituto Great Place to Work tratou dele em seu e-book Celebrar. O documento é um dos capítulos do “Guia GPTW para construir um excelente ambiente de trabalho” e pode ser baixado gratuitamente.

O estudo traz insights de diferentes pesquisas, como “iDone This Blog – How to Go Beyond Trust Falls to Strengthen Your Team’s Camaraderie”, que aponta que, para 70% dos funcionários, ter amigos é um elemento crucial para uma vida profissional plena e agradável. Segundo outras pesquisas, também listadas pelo GPTW, amizades sólidas e verdadeiras elevam consideravelmente o nível de satisfação na organização, a confiança e o comprometimento em alcançar bons resultados.

Esses e outros insights de pesquisas sobre o tema, nós disponibilizamos em nossas redes sociais durante este Dia do Amigo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

70 ANOS EM DEFESA DA VIDA

Em 10 de dezembro de 1948, a Organização das Nações Unidas promulgava a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Como afirma matéria especial na página do Senado...

A habilidade de ser feliz e envelhecer bem

A entrevista com a antropóloga Mirian Goldenberg foi veiculada, originalmente, na Revista Bene-Dito nº 72, publicação que a Nós da Comunicação produz para a...

Pense na crise e crie

Como posso usar a crise para me preparar para o futuro? Qual futuro estou criando nesse momento? Em tempos de crise, como a que o Brasil vem enfrentando, ter uma estratégia de...