Laços de amizade que valorizam a vida do mundo corporativo

No último mês de junho, na ocasião do Dia dos Namorados, falamos sobre os relacionamentos amorosos que acabam surgindo no ambiente corporativo. Nós levantamos esse debate aqui no blog, visto que muitas empresas proíbem esse tipo de relação, enquanto tantas outras permitem esses relacionamentos. Apesar do ditado “onde se ganha o pão não se come a carne”, isso é muito comum e pode acabar acontecendo. Afinal, passamos a maior parte do dia no escritório e uma atração pelo colega ou companheiro de setor pode acabar rolando.

Mas, antes de virar marido, esposa, namorido ou apenas um crush passageiro, resultado de confraternizações de final de ano, surgem também as verdadeiras amizades. Esses vínculos especiais entre pessoas com alguma coisa em comum podem durar a vida toda e se estender para muito além do ofício.

Pesquisas apontam que verdadeiras amizades têm grande impacto na rotina dos empregados. Segundo estudo do Business Insider, com jovens da Geração Y, a proximidade com parceiros de trabalho é considerada importante para 71% dos entrevistados.

Esse é um tema tão relevante que o Instituto Great Place to Work tratou dele em seu e-book Celebrar. O documento é um dos capítulos do “Guia GPTW para construir um excelente ambiente de trabalho” e pode ser baixado gratuitamente.

O estudo traz insights de diferentes pesquisas, como “iDone This Blog – How to Go Beyond Trust Falls to Strengthen Your Team’s Camaraderie”, que aponta que, para 70% dos funcionários, ter amigos é um elemento crucial para uma vida profissional plena e agradável. Segundo outras pesquisas, também listadas pelo GPTW, amizades sólidas e verdadeiras elevam consideravelmente o nível de satisfação na organização, a confiança e o comprometimento em alcançar bons resultados.

Esses e outros insights de pesquisas sobre o tema, nós disponibilizamos em nossas redes sociais durante este Dia do Amigo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

7 livros sobre sustentabilidade nas organizações

Sustentabilidade é um valor relevante para todas as empresas. E não se trata apenas da preservação do meio ambiente, do que é consumido pelos seus clientes ou produzido pela...

Comunicação para salvar vidas

Com o conceito criativo “É aí que mora o perigo”, a Nós da Comunicação criou para a Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee) e suas 43...