Sustentabilidade é um valor relevante para todas as empresas. E não se trata apenas da preservação do meio ambiente, do que é consumido pelos seus clientes ou produzido pela organização, seus parceiros e fornecedores. Sustentabilidade trata-se também de como é a natureza ética do negócio. Quando pensamos em uma empresa sustentável, devemos ir além do equilíbrio financeiro, mas levar em consideração a sustentação básica da própria vida de todo o planeta. A sustentabilidade exige muito conhecimento de toda a cadeia do negócio.
Pensando nisso, separamos 7 livros relevantes para estimular o debate sobre o assunto:
1. Estratégia Para Sustentabilidade
Adam Werbach
Ter uma atuação sustentável não é mais um diferencial das empresas. Neste livro, Adam Webach define um modelo estratégico de sustentabilidade para as organizações, levando em consideração cada dimensão empresarial. Além do impacto ambiental, o autor destaca a dimensão social, econômica e cultural do negócio, que juntas vão construir uma abordagem estratégica bem-sucedida no ambiente empresarial.
2. Capitalismo Natural
Paul Hawken, Amory Lovins e L. Hunter Lovins
Imagine um mundo com cidades silenciosas e tranquilas, pois automóveis e ônibus circulam sem ruídos e emitem apenas vapor de água. Um mundo com mais áreas verdes, com níveis de CO2 da atmosfera controlados. Um mundo onde as grandes potências industrializadas conseguiram reduzir em 80% o consumo de recursos naturais. Este livro trata destas e de muitas outras possibilidades que vão surgir com um novo tipo de industrialismo.
3. O princípio responsabilidade
Hans Jonas
O princípio responsabilidade foi um dos mais importantes ensaios lançados por Hans Jonas, e tenta estabelecer uma ética da tecnologia. O livro, que foi lançado em 1979, se tornou essencial para quem quer refletir sobres os novos desafios da revolução digital e suas implicações na forma de consumo da sociedade.
4. Economia e ecologia
Franck-Dominique Vivien
Neste livro, o pesquisador de ciências econômicas Vivien coloca em discussão o desenvolvimento sustentável e os padrões de consumo atual. O autor discute temas como: mudanças climáticas, biodiversidade, resíduos e gestão dos recursos hídricos, sempre ligados às questões econômicas, científicas e políticas.
5. Muito Além da economia verde
Ricardo Abramovay
O autor mostra uma nova economia onde a cooperação social e o esforço para preservar e recuperar os ambientes naturais dos quais dependemos são fundamentais para criarmos um mundo possível, em equilíbrio, do consumo com o ecossistema. O sociólogo e economista destaca a ética produtiva que gera benefícios para a sociedade e fala ainda sobre a necessidade de reinventar a economia.
6. O Capitalismo na Encruzilhada
Stuart Hart
Como criar riqueza e desenvolvimento sem agredir o meio ambiente? Essa é a proposta que o professor Stuart L. Hart discute em seu livro. Hart mostra o desafio das organizações em criar bases sustentáveis para o desenvolvimento do negócio e ao mesmo tempo fornecer uma melhor qualidade de vida para a sociedade. A cada capítulo o autor debate temas como: destruição criativa e sustentabilidade, portfólio e valor sustentável, empreendimento global sustentável, obrigações, oportunidades etc.
7. Economia Circular
Catherine Weetman
Estima-se que em 2030 a população mundial terá alcançado 9 milhões de habitantes. Isso significa que o consumo de diversos de produtos naturais entrará colapso e o excesso de resíduos impor às organizações diferentes paradigmas de produção e comercialização. O livro é um manual estratégico para compreender a economia circular e como ela vai impactar nos modelos de negócio. A autora apresenta uma visão geral da economia circular como um mapa de oportunidades para as empresas, mostrando modelos econômicos, cadeia de suprimentos e indo até a implementação dos processos.