5 filmes sobre sustentabilidade e meio ambiente

Sexta-feira chegou e você procurando algum filme para assistir. Que tal aproveitar o embalo da semana em que celebramos o Dia Mundial do Meio Ambiente (05/06) e conferir algumas produções sobre o tema?

Minimalism

Neste longa disponível no Netflix, o diretor Matt D’Avella traz uma pontual reflexão sobre os hábitos de consumo na modernidade. Será que precisamos ter tantos pares de sapatos? Ou mesmo ter o smartphone de última geração? Muitas vezes menos é mais e, por meio de entrevistas, o diretor traz depoimentos de pessoas que resolveram adotar uma vida menos materialista em busca de mais felicidade e satisfação.

Comprar, Tirar, Comprar

Outro documentário alinhado ao conceito do minimalismo é o espanhol “Comprar, Tirar, Comprar”, lançado em 2010. “The Light Bulb Conspiracy” (em inglês) aborda o conceito de obsolescência programada. O doc questiona nossos hábitos de consumo e critica a indústria por produzir artigos com qualidade inferior ao que a tecnologia atual pode oferecer, forçando assim as pessoas a substituírem seus bens mais rapidamente.

Lixo Extraordinário

O documentário completa dez anos em 2020, mas continua tão atual quanto na época de seu lançamento. Em Lixo Extraordinário, acompanhamos o processo criativo do artista plástico Vik Muniz que, realiza seu trabalho com a ajuda de catadores do aterro sanitário de Jardim Gramacho, considerado na época o maior da América Latina. A partir de resíduos e materiais encontrados, Vik Muniz cria imagens incríveis dos próprios catadores.

O Sal da Terra

Dirigido por Wim Wenders e Juliano Salgado, o foco do documentário é a trajetória do fotojornalista Sebastião Salgado e seu olhar sobre a história da humanidade e seu impacto no planeta. O filme traz também imagens da série Gênesis, uma das últimas expedições de Salgado. Por meio de seus registros conhecemos desertos, animais e paisagens exóticas e até povos que aparentemente se mantêm intocados pela sociedade moderna. O doc conta também a história do Instituto Terra, criado pelo fotógrafo e por sua esposa para recuperar uma região da Mata Atlântica.

Uma Verdade Inconveniente

Na linha de mudanças climáticas, Al Gore aborda o conceito de aquecimento global. O diretor Davis Guggenheim traz gráficos e estatísticas para alertar a sociedade que devemos repensar nossos hábitos para diminuir as emissões de dióxido de carbono e desacelerar o aquecimento global. Lançado em 2006, o documentário ganhou diversos prêmios, inclusive o Oscar de Melhor Documentário.

Marcas inovadoras precisam ser de verdade

Recente paródia do Porta dos Fundos sobre Branding coloca o processo de gestão da marca como ‘gourmetizador’ para os produtos e serviços da empresa.  No vídeo,...

Diversidade na publicidade: será?

Tema amplamente discutido pela sociedade atualmente, a diversidade chegou à publicidade. Além de mostrar representatividade, as marcas buscam dar voz e visibilidade às minorias...

Newsletter: conteúdo direcionado para você.

Existem inúmeras ferramentas de comunicação corporativa utilizadas para estreitar o relacionamento com clientes, colaboradores, parceiros e fornecedores. Uma delas é a...