5 filmes sobre sustentabilidade e meio ambiente

Sexta-feira chegou e você procurando algum filme para assistir. Que tal aproveitar o embalo da semana em que celebramos o Dia Mundial do Meio Ambiente (05/06) e conferir algumas produções sobre o tema?

Minimalism

Neste longa disponível no Netflix, o diretor Matt D’Avella traz uma pontual reflexão sobre os hábitos de consumo na modernidade. Será que precisamos ter tantos pares de sapatos? Ou mesmo ter o smartphone de última geração? Muitas vezes menos é mais e, por meio de entrevistas, o diretor traz depoimentos de pessoas que resolveram adotar uma vida menos materialista em busca de mais felicidade e satisfação.

Comprar, Tirar, Comprar

Outro documentário alinhado ao conceito do minimalismo é o espanhol “Comprar, Tirar, Comprar”, lançado em 2010. “The Light Bulb Conspiracy” (em inglês) aborda o conceito de obsolescência programada. O doc questiona nossos hábitos de consumo e critica a indústria por produzir artigos com qualidade inferior ao que a tecnologia atual pode oferecer, forçando assim as pessoas a substituírem seus bens mais rapidamente.

Lixo Extraordinário

O documentário completa dez anos em 2020, mas continua tão atual quanto na época de seu lançamento. Em Lixo Extraordinário, acompanhamos o processo criativo do artista plástico Vik Muniz que, realiza seu trabalho com a ajuda de catadores do aterro sanitário de Jardim Gramacho, considerado na época o maior da América Latina. A partir de resíduos e materiais encontrados, Vik Muniz cria imagens incríveis dos próprios catadores.

O Sal da Terra

Dirigido por Wim Wenders e Juliano Salgado, o foco do documentário é a trajetória do fotojornalista Sebastião Salgado e seu olhar sobre a história da humanidade e seu impacto no planeta. O filme traz também imagens da série Gênesis, uma das últimas expedições de Salgado. Por meio de seus registros conhecemos desertos, animais e paisagens exóticas e até povos que aparentemente se mantêm intocados pela sociedade moderna. O doc conta também a história do Instituto Terra, criado pelo fotógrafo e por sua esposa para recuperar uma região da Mata Atlântica.

Uma Verdade Inconveniente

Na linha de mudanças climáticas, Al Gore aborda o conceito de aquecimento global. O diretor Davis Guggenheim traz gráficos e estatísticas para alertar a sociedade que devemos repensar nossos hábitos para diminuir as emissões de dióxido de carbono e desacelerar o aquecimento global. Lançado em 2006, o documentário ganhou diversos prêmios, inclusive o Oscar de Melhor Documentário.

Dias de luta, dias de glórias

Uma luta por igualdade. Uma luta por aceitação. Uma luta por direitos iguais. Lutas que resultaram em importantes conquistas.   Desde sempre, a história dos...

Diversidade na publicidade: será?

Tema amplamente discutido pela sociedade atualmente, a diversidade chegou à publicidade. Além de mostrar representatividade, as marcas buscam dar voz e visibilidade às minorias...

Por uma cultura da inovação

Olhar para a inovação sob a ótica da gestão para a criação de valor, e não sob a ótica de ‘geração de custos’, talvez ainda seja o principal desafio que os gestores...