Campanhas de segurança: a comunicação a favor da vida.

No Brasil, a cada 48 segundos acontece um acidente de trabalho e, a cada 3 horas e 40 minutos, um trabalhador perde a vida no serviço. Nosso país ocupa o 4º lugar no ranking mundial de acidentes de trabalho. Uma estatística alarmante, que exige que a segurança seja mais do que uma prioridade nas organizações: mas que faça parte de uma cultura de prevenção e respeito à vida, em todos os níveis e departamentos.

Muito além de regras e conformidades, as organizações têm o desafio de implementar uma cultura de segurança que perpasse mentalidades, posturas e comportamentos de todos os funcionários em relação à segurança no local de trabalho. E nesse sentido, a comunicação corporativa tem um papel fundamental de sensibilizar líderes e liderados a se conscientizarem sobre a importância de se engajarem em busca do acidente zero, com uma mensagem que seja capaz de emocionar e influenciar pensamentos e processos de tomada de decisão.

 

No Grupo Energisa, o 5º maior em distribuição de energia do país, a Segurança do colaborador não só vem em primeiro lugar, mas é um dos seis valores da empresa. Para a SIPAT da empresa neste ano, a nossa missão foi desenvolver uma comunicação integrada para reforçar o espírito de equipe e transmitir a mensagem da segurança como um compromisso de todos.

Empresa brasileira do grupo holandês SHV Energy, a Supergasbras tem a Segurança como um dos seus pilares estratégicos. No Programa Super Seguro, os colaboradores são estimulados a identificar possíveis melhorias no ambiente profissional para a eliminação de riscos de acidentes. Para promover este canal de comunicação, vencedor do Prêmio GLP de Inovação e Tecnologia, a Nós da Comunicação criou a marca e a campanha de lançamento que envolveu todas as unidades da empresa. O tema segurança é recorrente também nas matérias que produzimos toda semana para a Newsletter da Supergasbras.

Anualmente, em parceria com a área de Comunicação da Caramuru, elaboramos também toda a estratégia de divulgação da Semana Interna de Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Qualidade (SISMAQ) do Grupo. O evento reúne comissões internas de prevenção de acidentes e funcionários, que compartilham conteúdos relevantes e melhores práticas de suas unidades. Como a Caramuru está em diferentes estados do país, a agenda de cada unidade é customizada de acordo com a realidade local.

A campanha “É aí que mora o perigo”, da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee), é outro case de que temos orgulho de compartilhar. Por meio da iniciativa, a Abradee divulgou importantes dicas de segurança para toda a sociedade. A estimativa é que 120 milhões de pessoas tenham sido impactadas sobre os riscos e cuidados que devemos ter com os fios de alta tensão.

 

Estes são alguns exemplos de cases que reforçam importância da comunicação para engajar colaboradores e a sociedade de maneira geral quando o assunto é segurança. Nesses casos, a comunicação vai muito além da divulgação de regras. É necessário criar um discurso alinhado ao propósito e objetivos da organização. Se tiver interesse em conhecer mais sobre nossas campanhas internas de conscientização, fale conosco.

Solidariedade para um mundo melhor

Apesar da rotina atribulada, Queila Hauschild, executiva de contas da Nós da Comunicação, vem encontrando tempo livre para modificar a vida dos outros, a sua e fazer a...

Uma essência para chamar de nossa

Para Nós, a comunicação vai muito além da produção de conteúdos audiovisuais, textos e imagens estáticas. Acreditamos que pontos de contato podem ser estabelecidos com...

Compartilhar conhecimento faz parte da nossa cultura

A Nós da Comunicação sempre participou de congressos e palestras na área acadêmica, com o objetivo de fomentar e contribuir com as discussões relacionadas aos principais...