Todo cuidado é pouco quando toda vida importa

Correr para embarcar em trens quando as portas já estão se fechando, reter portas automáticas que não possuem sensores, desrespeitar a distância de segurança demarcada pela faixa amarela nas plataformas. Essas ações obviamente bastante perigosas são infelizmente recorrentes entre os passageiros da SuperVia, e Nós da Comunicação fomos chamados pela concessionária de trens urbanos do Rio de Janeiro para desenvolver uma campanha de conscientização com o objetivo de reduzir os comportamentos de risco e os acidentes nos embarques e desembarques.

A primeira ação da campanha foi a realização de uma pesquisa qualitativa inédita, com o objetivo de identificar o que leva os passageiros dos trens a cometerem tais imprudências, mesmo sabendo dos riscos de acidentes graves. O estudo, desenvolvido com a consultoria do psicólogo e designer de atitudes Lisandro Gaertner, investigou quais são os gatilhos psicológicos que levam ao desrespeito às normas de segurança, e serviu como base para o desenvolvimento da campanha criada pela Nós da Comunicação, lançada no dia 21 de novembro.

“Existe uma perigosa cultura de desrespeito às normas de segurança, que precisa ser discutida e extinta, em nome da segurança de todos. Estamos tentando mostrar para os passageiros, de forma clara e impactante, que ninguém está imune a acidentes que podem, infelizmente, culminar em mortes ou em graves danos à saúde das pessoas”, explicou Ninah Shnaiderman, coordenadora de Marketing da SuperVia.

A campanha conta com adesivação dos trens, ambientação das estações e plataformas, spot de rádio, publicidade nas TVs dos trens e redes sociais, além de um quiz em parceria com a multiplataforma de entretenimento BuzzFeed.

Internamente, a campanha também busca sensibilizar e engajar os mais de 2.440 funcionários da SuperVia com a temática do cuidado. E são alguns deles que protagonizam uma série de vídeos, com mensagens de cuidado e atenção à vida dirigidas aos passageiros. Veja aqui.

Dias de luta, dias de glórias

Uma luta por igualdade. Uma luta por aceitação. Uma luta por direitos iguais. Lutas que resultaram em importantes conquistas.   Desde sempre, a história dos...

Economia circular: o consumo sustentável que faz um mundo melhor

O atual modelo econômico, baseado no tripé ‘extrair, transformar, descartar’ está no seu limite. Por isso, a economia circular é uma alternativa atraente, que busca...

Uma essência para chamar de nossa

Para Nós, a comunicação vai muito além da produção de conteúdos audiovisuais, textos e imagens estáticas. Acreditamos que pontos de contato podem ser estabelecidos com...