No Brasil, a cada 48 segundos acontece um acidente de trabalho e, a cada 3 horas e 40 minutos, um trabalhador perde a vida no serviço. Nosso país ocupa o 4º lugar no ranking mundial de acidentes de trabalho. Uma estatística alarmante, que exige que a segurança seja mais do que uma prioridade nas organizações: mas que faça parte de uma cultura de prevenção e respeito à vida, em todos os níveis e departamentos.
Muito além de regras e conformidades, as organizações têm o desafio de implementar uma cultura de segurança que perpasse mentalidades, posturas e comportamentos de todos os funcionários em relação à segurança no local de trabalho. E nesse sentido, a comunicação corporativa tem um papel fundamental de sensibilizar líderes e liderados a se conscientizarem sobre a importância de se engajarem em busca do acidente zero, com uma mensagem que seja capaz de emocionar e influenciar pensamentos e processos de tomada de decisão.
No Grupo Energisa, o 5º maior em distribuição de energia do país, a Segurança do colaborador não só vem em primeiro lugar, mas é um dos seis valores da empresa. Para a SIPAT da empresa neste ano, a nossa missão foi desenvolver uma comunicação integrada para reforçar o espírito de equipe e transmitir a mensagem da segurança como um compromisso de todos.
Empresa brasileira do grupo holandês SHV Energy, a Supergasbras tem a Segurança como um dos seus pilares estratégicos. No Programa Super Seguro, os colaboradores são estimulados a identificar possíveis melhorias no ambiente profissional para a eliminação de riscos de acidentes. Para promover este canal de comunicação, vencedor do Prêmio GLP de Inovação e Tecnologia, a Nós da Comunicação criou a marca e a campanha de lançamento que envolveu todas as unidades da empresa. O tema segurança é recorrente também nas matérias que produzimos toda semana para a Newsletter da Supergasbras.
Anualmente, em parceria com a área de Comunicação da Caramuru, elaboramos também toda a estratégia de divulgação da Semana Interna de Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Qualidade (SISMAQ) do Grupo. O evento reúne comissões internas de prevenção de acidentes e funcionários, que compartilham conteúdos relevantes e melhores práticas de suas unidades. Como a Caramuru está em diferentes estados do país, a agenda de cada unidade é customizada de acordo com a realidade local.
A campanha “É aí que mora o perigo”, da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee), é outro case de que temos orgulho de compartilhar. Por meio da iniciativa, a Abradee divulgou importantes dicas de segurança para toda a sociedade. A estimativa é que 120 milhões de pessoas tenham sido impactadas sobre os riscos e cuidados que devemos ter com os fios de alta tensão.
Estes são alguns exemplos de cases que reforçam importância da comunicação para engajar colaboradores e a sociedade de maneira geral quando o assunto é segurança. Nesses casos, a comunicação vai muito além da divulgação de regras. É necessário criar um discurso alinhado ao propósito e objetivos da organização. Se tiver interesse em conhecer mais sobre nossas campanhas internas de conscientização, fale conosco.