Deu match: O relacionamento no trabalho, seus prós e seus ‘contras’

Iniciar um relacionamento amoroso no trabalho é algo que pode acontecer com qualquer pessoa, principalmente porque passamos boa parte do dia nesse ambiente e nos relacionamos com os mais variados tipos de colegas. Embora pareça ser algo comum, viver uma relação amorosa no universo corporativo ainda é algo que preocupa alguns profissionais.

A especialista em Recursos Humanos Gabriela Vieira, que trabalha nesse ramo há mais de 11 anos e tem experiência em recrutamento, treinamentos e segurança do trabalho, afirma que muitos gestores são contra relações amorosas nas organizações.

“A maioria acredita que os casais podem misturar a vida pessoal com a profissional, mantendo conversas e resolvendo questões pessoais durante o horário de trabalho. Alguns, porém, acham que uma briga do casal pode influenciar no desenvolvimento do trabalho, principalmente se forem da mesma área ou chefe e empregado”, diz.

Para a especialista, no entanto, o bom senso é o segredo para equilibrar os dois mundos e evitar situações constrangedoras no ambiente profissional. “Eu, por exemplo, conheci meu marido no trabalho e estamos na mesma empresa há nove anos juntos. Todos sabem que somos um casal, mas evitamos ficar conversando pelos corredores e raramente almoçamos juntos. Quem não sabe, nem percebe que somos da mesma família. Sempre cumprimos os procedimentos das áreas para evitarmos problemas ou comentários”, explica.

 

Como muita gente tem dúvidas de como se comportar ou o que é permitido dentro das empresas, Gabriela Vieira nos ajudou a preparar uma lista dos prós e contras de namorar um colega de trabalho.

Os prós

Quando o casal trabalha no mesmo lugar, os dois podem ir e voltar para casa juntos, otimizando o tempo e a rotina da vida a dois.

 

Quando a pessoa está feliz em sua vida amorosa e profissional, ela tende a ficar mais produtiva e motivada.

 

O casal pode se ajudar em questões relacionadas ao trabalho, trocar conselhos e até novos projetos para a empresa.

Os contras

O excesso de convivência pode gerar conflitos entre o casal. É importante que assuntos pessoais não interfiram no dia a dia de trabalho.

 

O contato mais próximo com outras pessoas pode gerar ciúmes entre uma das partes. É preciso ter maturidade e confiança para o sucesso da relação.

 

Em caso de separação, o ex-casal terá que manter a postura no trabalho, evitando brigas na frente dos outros colegas e convivendo pacificamente no mesmo local.

 

O início de uma relação no trabalho pode despertar a curiosidade dos outros colegas sobre a vida amorosa do novo casal. É importante manter a discrição e não falar sobre assuntos íntimos na empresa.

Regras básicas para a boa convivência:

Questões amorosas ou problemas de casa não devem ser discutidos no ambiente corporativo, muito menos na frente das outras pessoas.

No horário de trabalho, evite chamar o outro por apelidos românticos ou fazer carinho fora de hora.

Evite falar de assuntos pessoais ou trocar mensagens carinhosas pelo e-mail corporativo.

Adote um comportamento impessoal e reserve as demonstrações de carinho apenas para depois do expediente ou no horário do almoço.

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