Economia criativa com impacto visual, social e ambiental

Uma das empresas que se destaca no Brasil por ter toda sua estrutura baseada na economia criativa, a Insecta Shoes é um bom exemplo a ser seguido. Para falar sobre o ciclo de produção sustentável da empresa, a Nós da Comunicação entrevistou Mariana Calvo,  gerente de Marketing da empresa.

Nós – Como surgiu a ideia da empresa ser uma marca de sapato com uma pegada totalmente sustentável e inovadora?

MC A Insecta surgiu para aumentar a vida útil do que já existe pelo mundo, sempre de modo criativo. Somos uma marca de sapatos veganos e ecológicos que nasceu, há 5 anos, da junção do brechó Urban Vintagers e da marca de sapatos com reaproveitamento MAG-P Shoes. A ideia inicial era aproveitar peças do brechó que possuíam pequenos defeitos e não podiam ser revendidas, mas eram feitas de estampas atrativas.

Hoje a marca possui três tipos de linhas distintas: a Vintage, feita de roupas garimpadas em brechós e tecidos de reuso; a de estampas exclusivas, feita de tecido estampado de garrafas pets recicladas, criadas pela equipe interna da marca; e a de lisos, que são modelos sem estampas também feitos de tecido de garrafas pet reciclada, algodão reciclado com fio de garrafa pet, jeans e tecidos de reuso. Todos os produtos são livres de crueldade animal, ecológicos, sem gênero e feitos no Brasil

Nós – Como a sustentabilidade faz parte do dia a dia de vocês?


MC – Nosso processo de produção é totalmente artesanal, e, além da preocupação em não usar materiais de origem animal, utilizamos o máximo de materiais reciclados na concepção de nossos sapatos. O solado é feito de borracha reaproveitada e a palmilha do excedente da nossa produção e de excedentes do mercado de calçados. O restante dos materiais usados são excedentes do mercado, coisas que seriam descartadas pela indústria. Todos os sapatos da Insecta são inteiramente produzidos no Brasil.

Nós – Por que a opção de produzir peças sustentáveis?

MCNós tentamos ao máximo tirar materiais que estão no lixo e ressignificá-los, transformando tudo em sapato. E como o sapato em si é feito de várias matérias-primas, nós somos uma das únicas marcas que se preocupa com o todo. Além do tecido do sapato ser sempre de upcycling, a sola, a couração e o contraforte são de borracha reciclada. Aliás, até a linha de costura é feita de garrafa PET reciclada.

 

Nós – De que outras formas a marca insere a sustentabilidade em suas operações?

MC – Além do nosso processo produtivo, temos uma solução de logística reversa: quando o cliente não quer mais usar o sapato, nós recebemos ele de volta, para fazer a reciclagem da forma correta e não gerar mais lixo pro mundo. A gente acredita que todo lixo é um erro de design. Também temos os nossos custos abertos e mantemos uma relação de diálogo com nossos clientes. Toda quinta-feira, no nosso Instagram Stories, fazemos o dia da transparência, onde o pessoal manda perguntas e nós respondemos.

Nós – Vocês têm números do impacto positivo da sustentabilidade na marca?

MC – Sim, todos os anos em janeiro fazemos o nosso relatório de impacto da marca, Nestes 5 anos, já reciclamos mais de 21.000 garrafas plásticas, mais de 2.000 metros de tecido e quase uma tonelada de algodão reciclado, além de mais de 1.600 quilos de caixas de papelão e 6.800 quilos de borracha.

Nós – Que dica você daria para quem quer tornar sua empresa sustentável?

MC – Ser o mais transparente possível e pensar no impacto que o produto vai gerar no mundo.

7 livros sobre sustentabilidade nas organizações

Sustentabilidade é um valor relevante para todas as empresas. E não se trata apenas da preservação do meio ambiente, do que é consumido pelos seus clientes ou produzido pela...

5 filmes sobre sustentabilidade e meio ambiente

Sexta-feira chegou e você procurando algum filme para assistir. Que tal aproveitar o embalo da semana em que celebramos o Dia Mundial do Meio Ambiente (05/06) e conferir algumas...

Newsletter: conteúdo direcionado para você.

Existem inúmeras ferramentas de comunicação corporativa utilizadas para estreitar o relacionamento com clientes, colaboradores, parceiros e fornecedores. Uma delas é a...